ensino-medio

Ensino Médio

A abordagem educacional no Ensino Médio baseia-se na ideia de que os estudantes são ativos na construção de seu próprio conhecimento, são o centro do processo de aprendizado e, portanto, devem ser envolvidos em processos que os desafiem, os estimulem a pensar criticamente e lhes permitam aplicar o conhecimento de maneira prática e significativa. Desenvolvendo o protagonismo e tendo resultados. Conheçam alguns princípios e estratégias-chave aplicados no ensino médio.

Aprendizado baseado em problemas, colaborativo com atividades práticas e experimentação

Apresentamos aos estudantes problemas do mundo real ou questões desafiadoras que requerem investigação e resolução, encorajando-os a explorar, pesquisar e colaborar na busca de soluções para os problemas propostos. Esse movimento promove a curiosidade, o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.

Os estudantes aprendem fazendo. Isso ajuda a solidificar conceitos e habilidades, tornando o aprendizado concreto e significativo.

Promovemos a colaboração por meio de projetos em grupo, discussões e atividades conjuntas incentivando o desenvolvimento de habilidades sociais, comunicação e trabalho em equipe, além de expor os estudantes a diferentes perspectivas.

A tecnologia é integrada ao ensino junto a uma variedade de recursos educacionais para envolve-los e tornar o aprendizado dinâmico. Isso pode incluir o uso de vídeos, simulações, recursos online e ferramentas interativas.

Conexões interdisciplinares

Mostrar a interconexão entre as diferentes disciplinas permite que os estudantes vejam como o conhecimento se aplica em áreas diversas. Isso ajuda a contextualizar o aprendizado e demonstrar sua relevância.

Reflexão e metacognição

Incentivamos os estudantes a refletir sobre seu próprio processo identificando estratégias eficazes de estudo, ajustando assim seu próprio aprendizado, desenvolvendo a capacidade de autorregulação.

Avaliação formativa

Utilizamos avaliações formativas regulares para monitorar o progresso dos alunos e identificar áreas de melhoria dando feedback construtivo para ajudá-los a aprimorar seu desempenho.

Aulas de campo, excursões e visitas técnicas

Permitem que os estudantes vivenciem o que estão aprendendo nos livros de maneira prática e tangível. Isso ajuda a solidificar o conhecimento e torná-lo concreto.

As visitas a locais relacionados ao conteúdo do currículo permitem que os estudantes vejam como os conceitos se aplicam no mundo real. Contextualizando o aprendizado e expondo sua relevância para a vida cotidiana.

Despertam a curiosidade, estimulando que façam perguntas, investiguem e explorem o ambiente ao seu redor, incentivando o pensamento crítico e a busca por respostas. Desenvolvendo habilidades sociais, como comunicação, colaboração e resolução de conflitos.

Estas aulas frequentemente envolvem múltiplas disciplinas, permitindo que os alunos vejam as conexões entre diferentes áreas do conhecimento, promovendo uma compreensão mais holística do mundo.

nossa-historia

MATRÍCULAS 2024

Quer realizar a matrícula para 2024? Clique aqui! Ou entre em contato para agendar uma visita e conhecer nossa estrutura e proposta pedagógica.