MOSTRA LITERÁRIA 2024 – “ConViver com as emoções”
A Mostra Literária “ConViver com as emoções”, inspirada no nosso Programa de Educação Socioemocional Líder em Mim foi um momento marcante e muito significativo. Apreciem os livros, os temas e os trabalhos que fizeram deste nosso evento um sucesso!
Quando me sinto feliz – Maternal 2
A turma do maternal 2 mergulhou nas páginas do livro “Quando me sinto feliz”, de James Missi, explorando diversos momentos retratados na história. As crianças deram asas à criatividade e expressaram momentos felizes através da pintura.
Ainda inspiradas pelo livro, com uma metodologia própria e mediação da tia Larissa, criaram um poema especial, compartilhando algumas “coisinhas” que as deixam felizes. Com palavras simples e cheias de sinceridade, revelam o encanto que encontram nos pequenos detalhes da vida.
As cores do Amor – Maternal 3
Inspirados pelo livro “Qual é a Cor do Amor?”, de Linda Strachan, as crianças do maternal 3 exploraram suas próprias percepções e associações com essa emoção tão poderosa. Juntas, pintaram um lindo quadro utilizando a cor que mais lhes remetia ao amor. E que diversidade de cores encontramos!
E a jornada não parou por aí… Exploraram as cores em sua plenitude, experimentando texturas, selecionando materiais e associando figuras. Com entusiasmo e curiosidade, as crianças produziram displays encantadores, que adornaram o espaço e convidaram os visitantes a contemplar a beleza das cores e das sensações.
Como parte da instalação, o termômetro das emoções foi um convite para as famílias explorarem o universo emocional das crianças.Um momento de escuta ativa no qual a criança deu voz às emoções e escolheu onde se encaixava no termômetro de emoções.
Como é importante se sentir ouvido e amado!
O que me deixa feliz? – 1º período
As crianças do 1º período se inspiraram na obra encantadora “Uma dúzia de coisinhas à toa que me deixam feliz”, de Otávio Roth, para refletir sobre o que as faz verdadeiramente felizes.
E descobriram que a felicidade reside nas coisinhas simples, nos momentos singelos que muitas vezes passam despercebidos. A alegria está nas pequenas gentilezas, nos sorrisos trocados, nos abraços apertados e nas brincadeiras despretensiosas.
Cada criança retratou em um lindo quadro o que as deixam felizes e o resultado foi uma linda exposição repleta de significado.
A exposição serve como um lembrete para valorizarmos o cotidiano, para celebrarmos as coisas simples da vida e para permitirmos que a felicidade brote naturalmente desses momentos. Que possamos todos aprender com a sabedoria das crianças e cultivar uma gratidão profunda por cada pequena alegria que nos cerca.
O mundo feliz em papel – 2º período
Inspirada no livro “O livro dos sentimentos”, de Todd Paar, a turma do 2º período colocou a mão na massa criando lindas esculturas com a técnica de papietagem.
Cada escultura foi cuidadosamente criada pela criança, e através da apreciação de cada uma somos convidados a explorar seu mundo feliz. Cada dobra ou curva, figura ou desenho, revela um pedaço do que a encanta e a faz sorrir, convidando-nos a refletir sobre o que verdadeiramente nos traz felicidade.
Celebrem as pequenas coisas que trazem alegria!
O que me deixa feliz? – 1º ano
As crianças do 1º ano, inspiradas na encantadora obra “Uma Dúzia de Coisinhas à Toa que me deixam Feliz”, de Otávio Roth, refletiram sobre o que as faz verdadeiramente felizes.
Descobriram que a felicidade reside nas pequenas coisas, nos momentos simples que muitas vezes passam despercebidos. Está nas gentilezas cotidianas, nos sorrisos compartilhados, nos abraços afetuosos e nas brincadeiras descomplicadas.
A partir desta reflexão produziram lindos quadros que ficaram expostos na mostra. Um lembrete para valorizarmos o simples e celebrarmos as pequenas alegrias da vida.
Virando porco-espinho! – 2º ano
A exposição do 2º ano, inspirada na envolvente história de “Pedro vira porco-espinho”, de Janaína Tokitaka, foi um sucesso! O livro conta a história de Pedro, um menininho que se estressa e se fecha, virando assim um porco-espinho, toda vez que algo não dá certo para ele.
Ao longo dessa aventura, as crianças foram convidadas a refletir sobre suas próprias experiências de frustração e estresse e descobriram maneiras de regular suas emoções, resgatando a serenidade.
Através de atividades e discussões, as crianças aprenderam a identificar o que as estressa e a desenvolver estratégias saudáveis para lidar com essas situações.
Se algo não vai bem ou não sai como esperado, viramos porco-espinho…como desvirar?
O Ernesto é meu amigo. – 3º ano
As crianças do 3º ano tiveram grandes descobertas com a leitura do livro “Ernesto”, de Blandina Franco. Foram além da leitura e questionaram suas próprias percepções sobre o personagem e sobre si mesmos. Esta história tocante nos conduz a uma reflexão profunda sobre a importância da aceitação e empatia.
Através da jornada de Ernesto, a turma teve a oportunidade de refletir sobre temas sensíveis, como bullying e exclusão, enquanto aprenderam a valorizar a diversidade e a singularidade de cada um.
Cada estudante criou seu próprio amigo Ernesto como um lembrete de que todos nós carregamos nossas próprias peculiaridades e vulnerabilidades, compartilhamos da mesma humanidade e que é fundamental cultivar um ambiente de aceitação e respeito.
Explorando Emoções: A Exposição Artística – 4º Ano
Vamos apreciar a expressão de sentimentos das crianças do 4º ano?
Inspiradas no livro “Marilu”, de Eva Furnari, e tendo como ponto de partida a metade de uma foto, nossos talentosos e talentosas artistas completaram a outra metade usando lápis de cor, criando uma visão única de suas próprias emoções. O resultado? Uma fusão vibrante de emoções e cores que saltam dos cartazes e encantam os espectadores.
Como é importante nos conectarmos com as nossas emoções e nos expressarmos livremente.