Por que devemos ensinar valores humanos aos filhos?

24 de novembro de 2017 sem comentários Colégio Flecha Categorias Educação, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Infantil

Por conta de uma onda de pensamentos antiquados, preconceituosos e até criminosos, as pessoas têm confundido o ensino de valores humanos com ideologias políticas. Mas não é bem assim que funciona. Aprender a ser uma pessoa melhor com as outras não significa que você apoia partido A ou B.

Falar em direitos humanos é querer arrumar briga com muita gente atualmente que não tem nem sequer a paciência de ouvir o que realmente significa isso, mas abaixo você vai ver uma explicação bem simples e direta que vai te dar outra visão sobre isso.

O que seria ensinar valores humanos aos filhos?

Diferentemente dos que muitos pensam, os valores humanos vão além do que aquilo que é dito na televisão ou debatido nas redes sociais. Respeitar os direitos e a dignidade humana é entender como o outro precisa ser tratado, independente de quem seja esse outro.

Isso significa que você precisa dar lugar no banco do ônibus, quando chega um idoso e todas as poltronas estão cheias. Ou, então, que você não pode tratar uma pessoa com menosprezo, só porque a cor da pele dela é diferente da sua. É o Estado que precisa oferecer calçadas acessíveis para que cadeirantes e outras pessoas com deficiências físico motoras consigam transitar tranquilamente pelas ruas da cidade. Os valores humanos são muitos, vários e precisam ser ensinados por todos e para todos.

Se não fosse assim, não existiria uma Declaração Universal dos Direitos Humanos assinada por praticamente todos os países do planeta que obriga a essas nações respeitarem a dignidade humana em todos os seus aspectos. O Brasil é um dos que assinou a esse tratado, por isso é obrigação que a educação faça este papel e transforme crianças em cidadãos respeitosos e sem preconceitos.

Mas não é ideologia?

Ensinar valores humanos não é e nem nunca foi uma ideologia política. Está longe disso, é só ver que países com pensamentos políticos completamente diversos fazem parte da Declaração Universal dos Direitos Humanos. De Cuba aos Estados Unidos, todos devem respeitar quem o ser humano é, ou quem ele se tornou, sem qualquer tipo de distinção ou discriminação.

Se fosse uma questão ideológica, apenas países com pensamentos políticos parecidos que teriam assinado o acordo mundial e não é isso que se vê. É só clicar aqui que você vai ver a lista de todos os países que se obrigam a respeitar os direitos humanos em todas as suas formas.

Valores humanos são o primeiro contato que uma criança tem com a cidadania. Se você quer um país melhor, longe da corrupção, da violência, da desigualdade social, da falta de amor ao próximo, ajude o seu filho a ter uma educação não-exclusiva, ou seja, que não exclua ninguém, que respeite a todos.

Só assim, o nosso país vai poder melhorar de verdade. Não acredite que direitos humanos existem para defender criminosos ou grupos específicos de pessoas. Não é isso. Os valores humanos são para que nós vivamos em uma sociedade civilizada, equilibrada e pacífica.

Compartilhe este texto com seus amigos nas redes sociais para que eles possam ver o que são de fato os valores humanos e o porquê eles devem ser ensinados para as crianças desde cedo. Quem sabe com um texto longe dos clichês e debates políticos, eles possam tirar conclusões diferentes das que veem por aí.
 Riley Dixon Authentic Jersey