Educação e Ensino: qual a diferença?

24 de novembro de 2017 sem comentários Colégio Flecha Categorias Educação, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Infantil

Você sabia que existe uma diferença entre educação e ensino? Se sim, você sabe qual é essa diferença? Muitos não tem nem ideia, mas você vai ver aqui neste texto como funciona cada uma dessas práticas educacionais em nosso país e também em boa parte do mundo.

Veja abaixo o que é educação, ensino e compare as diferenças entre as duas. Você vai ver que os pais têm papel importante em uma delas e que a escola é apenas uma base para que a criança e o adolescente tenham cidadania plena na sociedade.

O que é Educação?

Educação é o conjunto de todas as bases para que uma pessoa tenha o conhecimento e a aprendizagem suficiente para poder viver em plenitude na sociedade. Ela engloba uma diversidade de coisas, entre elas o ensino.

A educação é a construção da subjetividade de uma determinada pessoa. Ela é feita não apenas na escola, mas muito fora dela. Pelas próprias experiências, pelas atitudes e ensinamentos dos pais, pela leitura, pela conversa com amigos, pelas discussões, pelos amores, pelas desilusões, enfim, por tudo que ronda a vida de uma pessoa.

Um ser bem-educado é aquele que teve bastante conhecimento sobre diversas áreas por uma parte da vida e soube tirar o que há de melhor nelas e levar isso para a própria personalidade. Dizer por favor, muito obrigado, com licença, são situações que podem sim ser aprendidas na escola, mas muito mais fora dela.

Jogar lixo no chão, por exemplo, é uma atitude que normalmente é baseada no que essa pessoa viu as outras fazendo. Isso já não ocorre em outras áreas. Não é porque você viu uma novela com um assassino que vai virar um, não é mesmo? Neste caso, o que ocorre é o pensamento crítico, é a pessoa ver aquilo e questionar porque existem assassinos no mundo.

A educação é um ser complexo, com diversas facetas e formas de se pensar e agir. E são essas misturas de ensino, pesquisa, extensão que fazem com que a pessoa se torne educada, civilizada.

O que é ensino?

Como você já viu acima, o ensino é uma parte da educação formal que é subdivida também em pesquisa e extensão. O ensino é o que normalmente a pessoa aprende em sala de aula. Seja no fundamental, médio ou superior.

A extensão é o que a pessoa faz de bom para a comunidade em que vive a partir do que ela aprendeu no ensino. Já a pesquisa é quando alguém se interessa tanto por um assunto que foi ensinado que resolve se aprofundar apenas naquele tema.

O ensino é exatamente o que as pessoas confundem com a educação, porque dentro dese tripé com extensão e pesquisa, ele é realmente o mais importante, o que liga um ao outro.

Porém, como você viu aqui mesmo neste texto, o ensino é apenas uma parte da educação que engloba exatamente tudo que uma pessoa viu, viveu, sentiu e compartilhou durante a vida.

O ensino precisa ser simples, direto, fácil de compreender. A educação tem que ser libertadora, consciente, que respeite a dignidade humana e a vida em sociedade. Se tiver gostado deste texto, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais.
 Levine Toilolo Jersey