como-rotina-de-estudos-afeta-o-aprendizado

Como a rotina de estudos afeta o aprendizado?

24 de novembro de 2017 sem comentários Colégio Flecha Categorias Educação, Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II, Ensino Infantil

Rotina de estudos é uma expressão que deixa muita gente amedrontado, mas não é para tanto. Depois que ela realmente se torna uma constante na vida da pessoa, passa a ser algo comum, que se faz automaticamente, sem nem perceber.

O costume brasileiro é o da última hora. Estudar na última hora para a prova, fazer a lição de casa horas antes de entregar. Esse estilo de aprendizado é prejudicial, atrapalha no desenvolvimento cognitivo do estudante.

Antes de ver como a rotina influência no aprendizado, é preciso entender o porquê da importância de se estudar antes da véspera. E tudo isso você vai ver agora!

O dever de estudar diariamente

Pesquisadores do campo da educação ensinam que a forma certa de estudar é bem diferente do que a cultura brasileira ensina. É preciso que você revise e faça os exercícios de casa exatamente no mesmo dia em que aprendeu sobre eles. Ou seja, mesmo que você possa entregar dois ou três dias após, o ideal é chegar em casa e completar as atividades dadas mais cedo na aula.

Assim, você vai prender muito mais conteúdo à sua mente e na hora da prova esse conhecimento estará fresco dentro da sua memória, já que você o fixou pelos exercícios feitos. Se deixar para fazer essas atividades dois ou três dias depois, já é tempo suficiente para o cérebro esquecer aquele aprendizado e o exercício de fixação além de ser mais difícil, não cumpre o seu papel principal que é o de prender o conteúdo à mente do aluno.

Por isso, que é preciso modificar a cultura de estudo no Brasil. Só assim os alunos vão conseguir ter resultados melhores no ensino, na pesquisa e na extensão.

A rotina de estudos é fundamental

Agora que você já entendeu os motivos pelos quais é preciso estudar diariamente e cumprir os deveres no dia em que eles foram enviados, fica mais fácil aprender sobre a necessidade da rotina de estudos.

Quando você cria isso na sua vida, além de ser algo automático, que faz sem sofrer, o aprendizado vai ser bem maior do que era antes. Com o tempo, você pode ir além e estudar outras coisas diariamente diferente do que é ensinado na escola tradicional.

O estudante pode investir tempo em lendo livros que ele achar interessante, aprofundar por meio da internet mesmo algum conhecimento que o interessou e melhorar o currículo pessoal por conta própria, sem depender do que a escola manda ou não fazer.

Entender como a rotina de estudos é fundamental na aprendizagem é essencial para que os estudantes mudem e façam da maneira correta. É papel dos pais ajudar nisso, ensinar a partir do que foi falado neste texto, por exemplo.

Quando eles perceberem as mudanças positivas, vão entender o porquê que essa mudança de cultura foi tão importante. Compartilhe este texto com seus amigos pais nas redes sociais e ajudem a melhorar a educação de outras crianças e adolescentes brasileiros.
 Isaiah Crowell Womens Jersey